Sabores da Amazônia: 5 delícias da gastronomia de Manaus

As comidas regionais estão entre as maiores atrações para quem escolhe Manaus para viajar. O turismo gastronômico é uma das opões imperdíveis para quem quer saber o que fazer na capital do Amazonas.

Peixe assado: Tambaqui de banda

Os peixes amazônicos são conhecidos no mundo todo. Não só pela Pescaria na Amazônia que é famosa internacionalmente, mas principalmente pelo sabor do pescado. O tambaqui assado na brasa é o peixe que mais agrada o paladar do visitante e do amazonense. Conhecido como “tambaqui de banda”, por ser vendido apenas a metade do peixe na maioria dos restaurantes, ele é um peixe que impressiona logo pela vista pois é grande. Uma banda tem, em média, entre 3kg a 7 kg, dependendo do local, e serve entre 3 a 4 pessoas. O seu acompanhamento tradicional é o arroz branco ou baião de dois, farofa ou farinha do Uarini (farinha amarela regional) e vinagrete. Uma delícia!

*Café regional *

Sair pra tomar café da manhã é um das atividades preferidas do manauara no fim de semana. Há vários locais abertos e barraquinhas nas esquinas das ruas. Além do tradicional café com leite, os cafés regionais contam com frutas amazônicas como pupunha, tucumã, taperebá e cupuaçu (os dois últimos servidos como suco); tapioca com queijo coalho, banana frita, pamonha e a opção regional mais famosa: o X-caboquinho. Ele é um sanduíche com pão francês, queijo coalho, banana frita e tucumã.
Dois locais tradicionais pra tomar café regional em Manaus: Feirinha do Parque 10 de novembro, de manhã e a tarde todos os dias; e Ferinha da Eduardo Ribeiro aos domingos. Até 11h da manhã você consegue tomar um bom café!

Tacacá

Afinal, o que é tacacá? Essa pergunta até difícil de responder. De maneira bem direta, é um caldo servido em uma cuia (aquela de índio mesmo). O caldo é feito de tucupi, que é um sumo retirado da mandioca e fervido por muitas horas. O tacacá é amarelado e, em geral, tem um saber ácido, com um azedinho. Alguns lugares oferecem o chamado tucupi doce, que é literalmente adoçado durante a preparação. Para compensar a acidez, a pessoa pode incluir como opção a goma da mandioca. O tacacá é servido com camarão e jambú, uma planta que deixa uma dormência na boca. É tudo junto e misturado!

Açaí com farinha de tapioca

O açaí da Região Norte é bem diferente. Ele tem uma consistência mais grossa (similar a textura de uma batida frozen, mas sem gelo). É comum em Manaus ser servido com a farinha de tapioca, umas bolinhas brancas feitas de mandioca que lembra o sagu, mas a farinha de tapioca é crocante e mole.

Sorvete de cupuaçu

O cupuaçu é um fruto ácido e típico da região Norte. O sorvete é uma opção diferente e super refrescantes para quem visita Manaus. Há sorvete de tapioca, açaí, buriti, taperebá e outros frutos amazônicos que valem a pena serem saboreados de forma geladinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *