O que fazer no centro de Manaus? Quatro pontos turísticos imperdíveis

Para quem deseja viajar pra conhecer a Floresta Amazônica, Manaus é um dos destinos mais procurados. Mas antes dos passeios na natureza, a capital do Amazonas tem muitas atividades culturais e de lazer, principalmente no Centro da cidade, onde o visitante pode fazer a sua programação a pé ou mesmo locar uma bicicleta.

Teatro Amazonas

Sem dúvida é a joia rara do amazonense, motivo de orgulho nacional e internacional. Inaugurado ainda no período pós-colonial, o teatro encanta pela riqueza de detalhes de sua arquitetura. Quase tudo lá dentro veio de barco da França – isso mesmo, trazido direto da Europa.

A visitação guiada no Teatro Amazonas faz o visitante viajar no tempo durante pouco mais de uma hora. Tem guias em português, inglês e espanhol. É possível conhecer todos os salões, uma mostra de figurinos da ópera, palco, plateia e parte da estrutura interna. Um dos destaques é a maquete em lego do Teatro Amazonas.

A visitação no Teatro Amazonas é realizado de terça-feira a sábado, de 9h às 17h; e aos domingos e segundas-feiras, de 9h às 14h. O ingresso custa R$ 20 em valor de inteira; idosos (com idade igual ou acima de 60 anos), estudantes, professores, militares, doadores de sangue e pessoas com deficiência e seus acompanhantes pagam meia-entrada. É sempre importante consultar se ainda há ingressos ou se está aberto pois, conforme a agenda cultural, pode estar fechado.

O telefone da bilheteria Teatro Amazonas é (92) 3622-1880.

Largo São Sebastião: botecos e comidinhas

Ao redor do Teatro Amazonas está o Largo São Sebastião, um ponto de encontro das famílias manauaras, principalmente aos fins de semana. No espaço, algumas vezes, ocorrem atividades culturais como shows e apresentações de artistas de dança, teatro e circo, mas há opções fixas como a Galeria do Largo e o Musa do Largo (unidade do Museu da Amazônia).
O Largo São Sebastião também tem muitas opções para comer, como a barraca tradicional do Tacacá da Gisela, restaurante para comer tambaqui, sorveterias e pizzarias.

Boemia também é marca do Largo São Sebastião. Há alguns botecos no local, como o tradicional Bar do Armando, a Casa do Pensador e o outros points na rua 10 de Julho (bem ao lado do Teatro Amazonas).

Paço Municipal

Popularmente chamado de Paço Municipal, o Museu da Cidade de Manaus ou Paço da Liberdade, fica bem no centro histórico da capital do Amazonas. Recém-inaugurado, o local conta sempre com exposições em sua área interna e programações culturais na área externa (de acordo com a agenda cultural do município). A entrada é gratuita e o local funciona de terça a domingo, das 9h às 16h20 para visitação. Fechado às segundas. O contato é (92) 3622-4991.

Museu do Índio

Considerado o mais amplo museu da história indígena no Brasil e também um dos preferidos dos visitantes estrangeiros, o Museu do Índio de Manaus tem um acervo cerca de três milhares de peças produzidas por tribos da Amazônia. É possível ver uma riqueza de detalhes da vida e cultura do índio, como utensílios domésticos, armas, instrumentos musicais entre outros objetos. O museu funciona de segunda a sábado, com um horário específico: 8h30 ás 11h30 (pela manhã) e das 13h às 16h30 (pela tarde). Domingo o Museu do Índio de Manaus está fechado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *